
Em fevereiro de 1995, a BYD foi fundada na cidade de Shenzhen, no sul da China, para fabricar baterias de Ni-Cd. O químico Chuan Fu Wang, após anos como investigador e professor universitário e com formação em acumuladores e baterias, foi o responsável. A empresa iniciou com apenas 20 funcionários, mas cedo atingiu o sucesso e a BYD viria a tornar-se no maior produtor de baterias recarregáveis da China. No ano seguinte, começou a produzir baterias de iões de lítio, conquistando assim clientes, como os gigantes Motorola e Nokia.

Em dezembro deste ano, foi estabelecida a primeira filial internacional da BYD, denominada BYD Europe, iniciando a importação de baterias BYD. Posteriormente, ampliou as suas operações apostando nos painéis solares e, a partir de 2012, diversificou os negócios com a comercialização de autocarros elétricos, empilhadoras e táxis.

Em 2003, após adquirir uma pequena indústria automóvel, a BYD entrou neste segmento com a determinação de combinar a sua tecnologia de baterias com a tecnologia de veículos. A intenção era desenvolver automóveis elétricos e, assim, alcançar o seu sonho de contribuir para um planeta mais sustentável.

Apenas 2 anos depois da fundação da sua subsidiária, a BYD AUTO, lançou o seu primeiro veículo - o F3, um modelo a combustão.

Fabricar carros eletrificados foi, desde sempre, o objetivo da BYD e, por isso, em 2008, lança no Salão Automóvel de Genebra o BYD F3DM, o primeiro veículo híbrido elétrico plug-in (PHEV) a ser comercializado no mundo.
Warren Buffet adquire 10% da BYDNo mesmo ano, o lançamento do BYD F3DM atraiu o interesse da MidAmerican Energy Holdings Company (atualmente designada Berkshire Hathaway Energy), uma das principais empresas de investimento da Berkshire Hathaway Inc., de Warren Buffet, que acabou por adquirir 10% da empresa BYD.

Em 2009, a BYD entrou na indústria dos transportes públicos com a produção de autocarros movidos a novas energias.
Segue-se uma gama variada de camiões elétricos preparados para cumprir diferentes necessidades e, ainda nesse mesmo ano, a BYD lança-se na indústria de empilhadores elétricos.

A BYD produz o primeiro veículo táxi, totalmente elétrico – o BYD e6.

Em 2015, a BYD lançou a sua estratégia “7+4” para todo o mercado de veículos elétricos. A estratégia de eletrificação global da marca abrange atualmente 7 tipos de transporte convencional (veículos de passageiros, táxis, autocarros, camiões, veículos de logística, construção e saneamento) e 4 áreas especializadas de transporte (área portuária, minas, aeroportos e logística).

Em 2018, depois de anos de pesquisa e desenvolvimento no campo dos semicondutores IGBT, a BYD lançou o IGBT 4.0, o componente mais importante para um veículo elétrico, logo a seguir às baterias.

Em 2019, a BYD inaugurou na sede mundial da marca, em Shenzken, o novíssimo Centro de Design Global BYD, composto na altura por 300 designers de todo o mundo, desencadeando assim a “Paixão do Design”. Liderado por uma equipa especializada, este centro reúne as mais avançadas ferramentas de design do setor e pretende explorar o futuro da mobilidade e do design automóvel.

No ano em que o mundo entrou em estado de pandemia, a BYD anunciou oficialmente o lançamento da revolucionária e mais segura bateria do mundo: a BYD Blade Battery. Um desenvolvimento destinado a reduzir as preocupações com a segurança das baterias nos veículos elétricos.
Nesse mesmo ano, surgiu também o icónico e porta-bandeira da gama de carros elétricos de alta performance da marca: o BYD HAN EV. Este elegante e desportivo sedan foi também o primeiro modelo equipado com a BYD Blade Battery.

Em 2021, a BYD desenvolve a plataforma inteligente e ultra-eficiente e-Platform 3.0. Desenvolvida em exclusivo para veículos elétricos, esta lidera o caminho para a próxima geração de mobilidade elétrica inteligente, proporcionando vantagens notáveis em segurança, eficiência e estética, bem como em desempenho.

A BYD anuncia o fim da produção de veículos só com motor de combustão interna para se concentrar no mercado de EV e PHEV, tornando-se no primeiro fabricante automóvel do mundo a assumir esse compromisso.
No mesmo ano, é feito o lançamento oficial dos automóveis de passageiros da BYD na Europa, no Salão Automóvel de Paris.

Em novembro de 2023, a BYD lançou o seu sétimo milionésimo veículo movido a novas energias (NEV). Em apenas 3 meses, superou a produção anterior de 6 milhões para 7 milhões de veículos.
Antes mesmo de fechar o ano, a BYD atinge um volume de negócio recorde, ultrapassando o objetivo de 3 milhões de vendas anuais e tornando-se, pelo segundo ano consecutivo, campeã mundial na comercialização de veículos movidos a novas energias (NEV).
Este ano marca também a inclusão da BYD no top 10 global de vendas de automóveis, pela primeira vez.